Córrego transborda após temporal em Gurupi e deixa ruas e casas alagadas
A avenida Beira Rio e o Parque Mutuca ficaram alagados após um córrego transbordar durante o temporal registrado em Gurupi. Segundo a prefeitura, o volume de chuva registrado chegou a aproximadamente 200 milímetros. Na região atingida, moradores tiveram a casa invadida pela água.
A dona de casa Liliane Azevedo teve que levar os filhos para a casa da sogra por causa do temporal. Por causa da chuva, o quintal da casa ficou coberto pela água.
“Deu tempo de a gente levar meus filhos, o meu filho que é especial e o meu outro, o mais velho, nós levamos para minha sogra. E eu tenho uma bebezinha também. E fica o nosso olhar de tristeza, né? Porque pega a gente de surpresa. Não pode chover que a gente já fica com medo de alagamento, que é o que está acontecendo agora. Não pode chover que alaga”, contou em entrevista à TV Anhanguera.
Segundo o município, já foi dada uma ordem de início das obras no Mutuca e das 11 obras contratadas, uma já foi concluída. As outras estão em andamento. “Devido às chuvas intensas, as atividades foram temporariamente paralisadas” (veja nota completa abaixo).
LEIA TAMBÉM
Operação da PF afasta funcionários públicos em investigação sobre envio de drogas pelos Correios
Resgate de carreta submersa em rio no TO vai custar em torno de R$ 15 mil: ‘Tentei correr para embarcar’, desabafa motorista
Córrego transborda durante chuva forte e deixa ruas alagadas em Gurupi
Reprodução/TV Anhanguera
As chuvas fortes foram registradas na segunda-feira (2). A água afetou o Jardim Tocantins e cerca de 30 casas de outros setores. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha, as residências afetadas foram construídas em áreas de preservação.
“São casas que foram construídas dentro de áreas de preservação permanente, são áreas que não poderiam ter sido construídas casas ali. Então, nós ficamos preocupados com a questão social, mas, ao mesmo tempo, fica aquele alerta de que a ocupação irregular também traz esse tipo de prejuízo nesses momentos de grandes chuvas”.
A Prefeitura informou que iniciou uma força-tarefa de limpeza na terça-feira (3) para desobstrução de vias, calçadas e bueiros nas áreas mais afetadas. Foram realizados trabalhos na avenida Beira-Rio e levantamento de pontos atingidos pela água. Uma equipe do município também atuou na zona rural para identificar os locais onde houve interrupção de estradas.
Moradores afetados pelas chuvas
Moradora de Gurupi tem casa invadida pela água após chuva forte
Reprodução/TV Anhanguera
Nas casas que foram alagadas, moradores tentaram salvar móveis e eletrodomésticos. Na casa de Creusa Xavier, que fica na Vila São José II, a família decidiu usar o secador para tentar secar o motor da geladeira.
“No caso, geladeira, máquina, freezer, o carro do meu filho, fora as outras coisas aqui. Sofá, as compras de dentro do armário, acabaram tudo”, disse.
No mesmo bairro, Maria Raimunda Gomes teve que tirar a lama de dentro da casa com o rodo. Ela perdeu carpete, sofá e camas.
“Eu perdi cama, colchão, minha geladeira estava no chão. Perdi meus carpetes, sofá, praticamente tudo. Só prejuízo, muita lama. Os colchões tudo vai ter que jogar fora”.
Íntegra da nota da Prefeitura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi atualiza o status das obras de infraestrutura no bairro Mutuca e na região da Guaporé, destacando o impacto do período chuvoso nas execuções.
No Mutuca, a ordem de início das obras foi dada no ano passado. Das 11 obras contratadas no local, uma já foi concluída, e as demais estão em andamento. Devido às chuvas intensas, as atividades foram temporariamente paralisadas, como ocorre com diversas frentes de trabalho na cidade. A retomada está prevista para o início de março, após o fim do período chuvoso, com continuidade das intervenções previstas.
Somente nesta semana, choveu quase 200 mm em Gurupi, um volume excepcionalmente alto que justificou a paralisação temporária das obras. A Prefeitura já realizou a recuperação de uma represa e a construção de um jardim de chuvas para mitigar os efeitos. Agora, segue com a troca das drenagens no Mutuca, substituindo as manilhas antigas por tubos de maior diâmetro – ao todo, serão utilizados mais de 1.000 unidades de aduelas para garantir maior eficiência e durabilidade.
Na Guaporé, uma nova travessia elevada será construída, ligando o centro ao bairro Novorizonte. Essa obra também foi suspensa temporariamente pelas condições climáticas e será retomada em breve, seguindo o mesmo cronograma.
A administração municipal reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana, priorizando a segurança e a qualidade das entregas à população. Mais informações serão divulgadas conforme o avanço dos trabalhos.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Gurupi
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins



