Indenizações do seguro DPVAT serão pagas mesmo após a suspensão da taxa em 2021

0
185

Em 2020, a redução do valor a ser pago foi de 68% para carros e 86% para motos. O prêmio do seguro pode ser solicitado por qualquer pessoa que seja vítima de um acidente de trânsito.

Proprietários de veículos começam o ano com uma conta a menos para se preocupar. É que o pagamento do seguro DPVAT em 2021 foi cancelado depois que o Conselho Nacional de Seguros Privados decidiu zerar a taxa por ter dinheiro suficiente para garantir todas as indenizações do ano.

O valor do seguro vem sendo discutido há alguns anos. Em 2019, o governo federal lançou uma medida provisória para tentar acabar com o imposto, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu MP. No ano seguinte, em 2020, o recurso teve uma queda no valor de 86% para motos e 68% para carros.

O empresário, Helder Messias, que já chegou a pagar mais de R$ 600 de seguro comemora a decisão e lembra da importância da indenização.

“Esse ano eu já não tenho mais que pagar, então esse dinheiro dá para ser usado em manutenção de veículo ou algo do tipo. Muitas pessoas que não têm condição de arcar com as despesas médicas e hospitalares, quando sofre um acidente vai precisar que esse dinheiro caia rápido na conta. Então a gente espera que seja rápido o pagamento dessa indenização”, disse.

O valor arrecadado ao ano é distribuído em programas de prevenção a acidentes (5%), pagamento de despesas médicas das vítimas (45%) e indenizações (50%). Segundo o advogado Zenial Drummond, o imposto garante um seguro de até R$ 13.500, dependendo da gravidade e lesão que a motorista ou piloto sofrer.

Por: TV Anhanguera