Autoridades da Nova Zelândia relatam ‘danos significativos’ em Tonga após erupção e tsunami

0
66


Países chegaram a emitir alerta para maremotos após explosão em vulcão submarino no Sul do Pacífico; Nova Zelândia diz que representantes locais relataram maiores problemas no litoral norte da ilha vizinha. Imagens de satélite mostram erupção de vulcão submarino em Tonga
Autoridades da Nova Zelândia relataram, neste domingo (16), “danos significativos” em Tonga após a erupção de um vulcão submarino que provocou um tsunami na véspera.
Esta pequena nação do Pacífico Sul segue quase incomunicável, e observadores neozelandeses afirmam que a faixa litoral norte da ilha é a mais afetada – mas sem conseguir precisar.
VEJA TAMBÉM:
Imagens de satélite mostram erupção de vulcão submarino
Seis fatos sobre o Círculo de Fogo do Pacífico
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, disse em entrevista coletiva no domingo que a capital de Tonga está coberta por cinzas vulcânicas, mas que as condições são “calmas e estáveis”.
“Mas há partes de Tonga que a gente não sabe ainda”, reconheceu a premiê do país que está a 2 mil quilômetros da ilha mais atingida. “Nós não conseguimos estabelecer comunicação.”
Imagem de satélite mostra erupção submarina em Tonga em 15 de janeiro de 2022
Cortesia/Serviço Meteorológico de Tonga
Não há, até a última atualização desta reportagem, relatos oficiais de mortos ou feridos em Tonga.
Arden afirmou que o principal cabo de comunicação do país está desativado “provavelmente por uma queda de energia”, mas que celulares “começam a funcionar” com a retomada da eletricidade em setores da ilha.
Ela disse também que a densa camada de cinzas vulcânicas que cobrem a nação insular dificultam a observação e operações de ajuda por meio de aviões.
Imagens de satélite mostram espessa camada de cinzas vulcânicas sobre Tonga
NICT via AP
Erupção de vulcão subaquático provoca tsunami em Tonga
Alertas no Pacífico
Países do Pacífico chegaram a emitir alertas para tsunami após a explosão do vulcão submarino próximo a Tonga.
Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas avançando sobre a região durante a manhã. Ao longo do sábado, além dos EUA, Japão, Chile, Canadá e Equador também emitiram alertas.
Neste domingo, os alertas foram retirados.
Erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga gera alertas de tsunami em diversos países
Erupção do vulcão
A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai foi registrada durante a madrugada. Ele fica localizado a de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku’alofa.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o maremoto avançando sobre casas em algumas ilhas da área. Veja no VÍDEO abaixo.
Tsunami atinge capital de Tonga, no oceano Pacífico
Segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália, a movimentação causou um tsunami de 1,2 metro, mas que não há risco do maremoto se aproximar do país continental.
Ondas de quase um metro foram registradas na capital tonganesa, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
Mapa identifica área de erupção de vulcão em Tonga
Mundo/g1
O arquipélago de Tonga fica em uma zona de grande atividade sísmica, o denominado “Círculo de Fogo do Pacífico”, devido ao encontro de placas tectônicas.
Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico
Ciência/G1

Fonte: G1 Mundo