Cães e gatos da zona rural de Palmas começam a ser vacinados contra a raiva

0
387

Vacinação começou nesta segunda-feira (8). Nesta primeira etapa, agentes vão aos endereços para imunizar os animais.

Os cães e gatos que pertencem a moradores da zona rural de Palmas começaram a ser vacinados contra a raiva nesta segunda-feira (8). De acordo com a Prefeitura, três equipes com agentes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) vão aos endereços para imunizar os animais.

O analista em saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), Ademilton Guimarães, diz que todos os animais devem ser alcançados. “Eles vão passar de porta em porta da comunidade rural para imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade”, explicou.

O município ainda não definiu quando a campanha antirrábica será realizada na área urbana da capital, mas informou que quem precisar vacinar o animal doméstico deve ligar na UVCZ , pelo telefone 3212-7916, realizar um cadastro e aguardar o contato dos profissionais para agendamento.

Ademilton Guimarães informou que, por conta da Covid-19, o cronograma de imunização no centro de Palmas está em fase de planejamento. “A gente está estudando a melhor maneira possível de fazer essa vacinação, que vai ocorrer”.

Em dezembro de 2020, cães e gatos foram vacinados contra a raiva em unidades de saúde de Palmas.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos, a partir dos três meses, é de grande importância para o controle da zoonose.

De acordo com as autoridades de saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose.

Por: TV Anhanguera