Enem 2023: Tocantins tem 28,7% de abstenção no primeiro dia; veja como pedir reaplicação

0
50


No Tocantins, 32.620 pessoas se inscreveram para a exame. Participantes afetados por problemas logísticos durante a provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas podem pedir reaplicação. Entrada de universidade onde foi aplicada prova do Enem 2023 em Palmas
Arthur Girão/g1
No Tocantins, 32.620 pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 28,7% não compareceram para o primeiro dia de provas. A média do estado ficou pouco acima da média nacional, que atingiu 28,1% de abstenção.
Veja o gabarito extraoficial e correções das provas no g1
Enem 2023: 71,9% dos inscritos fizeram prova neste domingo, segundo Inep
Os participantes que tiverem sido afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, poderão solicitar a reaplicação do exame.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No caso de doenças infectocontagiosas é preciso inserir documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação reaplicação. A solicitação deverá ser feita na página do Participante do Enem, entre os dias 13 e 17 de novembro de 2023.
Se deferida, a reaplicação da prova será entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2023.
Exame continua
No primeiro dia do Enem foram aplicadas às provas de das áreas de linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação que neste ano teve o tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
LEIA MAIS
Com expectativa e preparação, candidatos se antecipam e recebem ajuda para não perderem a 1ª fase do Enem 2023
No próximo domingo (12), será aplicada a segunda parte do Enem, com questões da área de ciências exatas como química, biologia e física e de matemática. No dia, a prova deve terminar às 18h30, mas a abertura e fechamento do portão permanecem os mesmos: abre às 12h e fecha às 13h.
Neste ano o número de inscritos aumentou se comparado ao ano passado, que teve 28.944 candidatos. Dos mais de 32 mil inscritos no exame, 62,7% são mulheres e 37,3% homens. A maioria dos candidatos já concluíram o ensino médio e possuem entre 17 a 30 anos.
Segurança no Enem
Uma operação integrada foi realizada no Enem deste ano. Cerca de 660 agentes de segurança pública, entre policiais civis, militares, agentes de trânsito, guardas municipais e policiais rodoviários atuaram na segurança da entrega das provas e dos locais onde foram aplicados o exame.
A operação também deve ser realizada no próximo domingo, 12 de novembro, na segunda fase do Enem 2023.
LEIA TAMBÉM
Tema da redação do Enem 2023 é ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’
Enem 2023: 1° dia aborda racismo, cântico da torcida do Fluminense, Palestina, Jetsons e ditadura militar
Enem 2023: Inep pede que PF investigue divulgação de imagem da página da redação em redes sociais
Abstenção no Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que 71,9% dos 3,9 milhões de estudantes inscritos fizeram a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5), no Brasil. A abstenção foi de 28,1%. O número divulgado pelo Inep é da apuração de 98,3% da quantidade de inscrições, levantadas até 20h.
No ano passado, 71,7% dos 3,4 milhões de alunos inscritos fizeram a prova e 28,3% se ausentaram. Em 2021, 74% compareceram ao primeiro dia do exame. Em 2020, o Enem registrou a maior abstenção de sua história: 51,5% dos estudantes que se inscreveram não fizeram a prova.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins