Temperatura no Tocantins promete subir em meio a alerta de nova onda de calor

0
18


Alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue até esta terça-feira (14) nas regiões central, oeste, sul, sudeste e sudoeste do estado. Nova onda de calor atinge o Tocantins nesta semana
Regiane Rocha/ Secom Palmas
O “póbi do tocantinense” esperou com ansiedade a chegada da chuva após um longo período de estiagem. No entanto, apesar de ter chovido por alguns dias, o calor persiste no estado e deve continuar ainda mais forte nos próximos dias. Isso porque algumas regiões podem registrar temperaturas mais altas devido a uma nova onda de calor.
Achou o fim de semana um forno? Veja até quando vai a onda de calor
O alerta vermelho, que significa grande perigo, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso iniciou nesta segunda-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (17). Durante esse período, a temperatura ficará 5ºC acima da média.
Cerca de 60 cidades estão incluídas na nova onda de calor. Algumas delas são Palmas, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Dianópolis, Peixe, Araguaçu, Aliança e Cariri do Tocantins.
A capital Palmas que chegou a registrar 33ºC nos últimos dias deve marcar 38ºC nesta segunda-feira.
LEIA MAIS:
Pancadas de chuva surpreendem tocantinenses, mas onda de calor mantém temperatura perto dos 40ºC
Calor de fritar ovo no asfalto: tocantinenses fazem experimentos para comprovar altas temperaturas
Alerta de risco à saúde
Nova onda de calor atinge parte do Tocantins e faz temperatura subir nos próximos dias
Reprodução/Inmet
O Inmet emitiu o alerta para 14 estados e Distrito Federal sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte e do Sul do país.
Os alertas de perigo exigem atenção sobre condições meteorológicas e riscos que possam ser inevitáveis. Já os alertas de grande perigo se referem a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins